quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A "Nossa" Tradição...

Vou falar-vos um pouco de como são os dias de Natal cá por casa.

Na Noite de Natal, reunimos a família mais próxima (os nossos filhotes, nós, os avós, a bi-vó, e os tios - irmã do Rui e marido e o meu irmão).
Na consoada não dispensamos o bacalhau cozido, as couves, o azeite, o alho, e só de escrever já me está a crescer água na boca. Porque nessa noite, o bacalhau sabe mil vezes melhor!

De há uns anos para cá que não temos feito os doces, temos encomendado...
Era tanto trabalho... Sabem bem melhor, é verdade, mas é muito cansativo!...

Não esperamos pela meia-noite para abrir os presentes.
Terminado o jantar, juntamos-nos perto da árvore e damos início à entrega das prendas.
Organizamos montinhos e começamos pelo elemento mais pequeno da família.
Assim, conseguimos ver todos os presentes que cada um recebe e de quem recebe.
As prendas dessa noite não são "prendas do Pai Natal", são da mãe, do pai, da avó, do avô, do tio e da tia...
Como devem calcular é um processo que demora o seu tempo e quando terminamos já é em geral bastante tarde.

Antes de nos irmos deitar, pomos TODOS (os 4 cá de casa), um sapatinho perto da janela e da árvore de Natal.
Será nesse sapatinho que, no dia seguinte, Dia de Natal, estará a Prenda do Pai Natal para cada um de nós.

Fazemos isso desde que a Mónica nasceu e espero continuarmos com esta tradição por muitos e muitos anos, mesmo depois do Afonso já não acreditar no Pai Natal.

O dia 25 costumamos passar com a irmã do Rui, juntamente com os filhos dela e com os netos.
Este ano ainda não sei como faremos.

Em relação aos presentes, em geral, eles recebem uma prenda nossa que é roupa e uma prenda nossa que é um brinquedo/jogo. E depois temos uma prenda para a mana dar ao mano e vice-versa. E ainda a prenda do Pai Natal, do dia seguinte, que é sempre só uma coisa.

Este ano, só há uma coisa que vou fazer de maneira diferente: as prendas que lhes forem dando antes do dia de Natal (dos amigos) vamos abri-las logo. Até este ano, tenho-as guardado para abrirem só na Noite de Natal, mas depois ficam com uma pilha imensa de coisas e acabam não dando importância a nada, nem sabem para onde se virar.

Para a restante família, compramos uma prenda que é dada em nome da Mónica e do Afonso. E não damos prendas a casais que já tenham filhos, a esses damos só aos filhos.

E é assim o nosso Natal!

É pena não haver mais crianças na Noite de Natal, mas nós damos-lhes toda a atenção do mundo para que se sintam felizes na mesma!

E depois, no dia 26, é dia de passarmos em casa, de pantufas, a gozar os presentes e a brincar com eles!

18 comentários:

  1. Gostei muito de ler o relato do vosso Natal.
    A ideia dos presentes de cada um no dia e do Pai Natal no dia seguinte é muito válida - fez-me lembrar quando era criança que deixava o chinelo no fogão e no dia 25 tinha a prenda do Menino Jesus :-)

    O nosso é muito parecido, com excepção dos doces, que ainda são feitos por nós, e da entrega dos presentes.
    Passamos sempre um ano em casa dos meus pais e o outro nos meus sogros - no ano seguinte é ao contrário.
    Ainda assim, gosto de, antes de sair de casa para o Natal e Ano Novo, deixar a nossa mesa posta com bolo rei, rabanadas, sonhos, aletria (é só o que faço em minha casa), frutos secos, vinho do Porto e champanhe... para que, quando regressarmos a casa tenhamos o que comer :-)
    O bacalhau continua a ser a tradição e a abertura dos presentes é mesmo à meia-noite, hora em que o meu sogro se veste de Pai Natal e chega a casa dando a ordem para a entrega dos presentes, saindo depois para visitar as outras casas.
    Depois... bom depois seguem-se aí uma 3 horas a abrir presentes, porque não se passa ao seguinte, sem que a pessoa presenteada o abra :-)
    E é assim que termina um dia que vai sendo preparado com tanta antecedência e sonho :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Que bom, que partilhas-te connosco as vosas tradicoes... tenho algumas coisas em comum.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Estava agora a ler o que escrevi e queria rectificar que quando digo que o meu sogro se veste de Pai Natal e depois "sai" para visitar as outras casas, é como Pai Natal - é a desculpa que temos para o Pai Natal ir embora.
    Depois fica o meu sogro, já de roupa normal, a entregar os presentes como o mais velho e indicado pelo Pai Natal :-)

    Bj.

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Vim retribuir a tua visita ao nosso cantinho, já dei uma olhadela por aqui e gostei imenso!
    Adorei ler a tua descrição sobre o Natal e acho a ideia de colocarem somente uma prenda no sapatinho o máximo! Acho que vou "roubar-te" a ideia, pq como o Gil ainda é muito pequenino, ele ainda não entrou completamente no espírito e já vê montes de prendas espalhadas por todo o lado...

    Fazes juz à ideia que tenho do Natal, é para a família e para as crianças!

    Beijokas gds

    Obrigada pelas tuas palavras! ;)

    ResponderEliminar
  5. Gostei de te ler... fiquei com a sensação de que o vosso Natal não podia ser mais harmonioso.

    Sabes, e acho que é com essa harmonia que devemos acabar o ano...e dá-nos força para iniciar o ano que vem.

    Parabéns pela vossa familia...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. o teu natal é muito parecido com o nosso :)
    é tao bom!!!
    já estou ......... que chegue rapido esse dia!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nós passamos à vez, um ano com os pais e irmã dele, no outro com os meus pais e irmãos.
    No dia 25 almoçamos com os familiares dele, porque o sogro faz anos. Quando é o ano do lado dele, como a malta abre as prendas depois do jantar, às 22h já os meus sogros costumam estar a despedir-se para irem para casa, ora ála que se faz tarde e ainda troco prendas com os meus.
    A nossa prenda para eles fica sempre em casa e só a abrem dia 25 de manhã.
    Só damos prendas às crianças.

    ResponderEliminar
  8. Que engraçado!
    Acho que vou adoptar essa forma sabes?
    Porque abrir tudo à 00h, eles depois ficam baralhados, quem deu o quê e quais são as do Pai Natal. Muito boa ideia
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Adorei a vossa tradição de Natal
    N´so temos de acalmar porque andamos sempre em viagem nessas alturas de um lado para o outro
    bjokas

    ResponderEliminar
  10. Olá Isabel!
    Gostei muito de ler!
    Em questão de tradições temos algumas coisas em comum.
    Por norma o jantar é sempre nos meus pais, uma vez que eles só me tem a mim.
    O jantar é o tradicional bacalhau com batatas e couves.
    E concordo contigo, nesta noite esta comida tem um sabor especial.
    As sobremesas também é a minha mãe que as faz. Temos sempre bolo rei e um cesto de frutas enorme.
    A troca das prendas costumam ser feita à meia-noite e ao som dos foguetes e fogo de artificio.
    Depois ao chegar à nossa casinha voltamos a trocar prendas, aqui as especiais.
    Tradição, temos também no dia de natal, na missa beijarmos o menino Jesus.
    Beijo, beijo, beijo

    Sandra e Afonso
    www.bebeafonsinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Adorei ler, até parece que já cheira a natal, àquela noite de consoada tão especial!

    Por cá o Natal é passado um ano em nossa casa, outro em casa da minha irmã, se for em nossa casa, vem a minha irmã, o meu cunhado e os meus dois sobrinhos, um deles é meu afilhado, vêm os meus pais e os meus sogros, se for em casa da minha irmã vão as mesmas pessoas excepto os meu sogros, é claro!

    Na noite de consoada, também se come o mesmo que vocês e por incrível que pareça também a mim o bacalhau e as pencas nunca me sabem tão bem!
    Os bolinhos são todos feitos por nós: o pão de ló de Ovar, aletria, rabanadas, bolinhos de abóbora gila e um bolo para o dia de Natal!
    Os presentes são todos abertos por volta da meia-noite,são todos colocados na porta de entrada, simula-se um toque da campainha e é a loucura destes 3 piolhos, que rasgam o papel com toda a velocidade para ver a supresa que vem lá dentro!
    Adoro o natal!

    Um beijo para ti

    ResponderEliminar
  12. Olá, vim agradecer a mensagem e retribuir a visita.
    Beijocas e até breve!

    ResponderEliminar
  13. O nosso Natal é muito parecido :)
    Agora ando sempre a ver se te vejo para te falar :)
    Beijinhos felizes

    ResponderEliminar
  14. O nosso Natal é um pouco diferente, menos tradicional, mas acho que feliz também!
    Também gostava de ter mais crianças por aqui no Natal [eu sou filha única.. nada de sobrinhos] mas por enquanto não dá...
    *********

    ResponderEliminar
  15. o meu Natal é em casa dos meus sogros, mas de resto é muito parecido com o teu!!
    e essa descrição do bacalhau fez-me ficar com àgua na boca e ainda só são 10h e tal da manhã! :-D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. E assim perdura a magia do Pai Natal :) que lindo!!E adoro a parte do passar o dia de pijama :)
    beijinhos

    ResponderEliminar